O mofo é um fungo que se prolifera em lugares úmidos e escuros. Por mais que a casa seja limpa, é comum que as manchinhas pretas apareçam em ambientes fechados, como o guarda-roupa.
É preciso estar sempre atento, pois o mofo pode ser prejudicial à saúde, causando problemas respiratórios e alergias. Se quiser tirar o mofo do guarda-roupa, confira as nossas dicas infalíveis:
1. Ventilação
2. Vinagre
6. Sílica gel
A falta de ventilação é um dos principais motivos do mofo. Para evitar a sua proliferação, mantenha a sua casa bem arejada. Deixe também um espaço entre os móveis e a parede. Abra as janelas e os armários para que o ar circule, e a luz solar entre no quarto.
As portas do guarda-roupa devem permanecer abertas por pelo menos vinte minutos ao dia. Além disso, tente lavar as roupas que não são tão usadas pelo menos duas vezes por ano.
Para tirar o cheiro de mofo da casa, você pode fazer uma receita caseira com ingredientes básicos. Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Borrife a mistura em um pano e passe bem no interior do armário, nos cabides e nas gavetas. Cheque também a parte de trás do armário para eliminar qualquer vestígio do fungo. Depois passe um pano seco e mantenha as portas e gavetas abertas para secarem mais rápido.
A água sanitária também pode ser utilizada para evitar o mofo. Faça uma solução de água sanitária com água, na proporção de 100 ml de água sanitária para cada litro de água pura. Antes de passar a solução no guarda-roupa, faça um teste em alguma parte do móvel para se certificar de que ele não ficará manchado. Use luvas e uma máscara para manusear a solução e tome cuidado para não manchar a roupa. Atenção: seque bem o móvel antes de colocar as roupas de volta.
Use água oxigenada de 10 volumes, 3% diluída com água. Além de desinfetar o local, a solução tira o cheiro de mofo do guarda-roupa e elimina de vez o problema. Como no caso da água sanitária, proteja-se com luvas e uma máscara, pois o cheiro é muito forte. Após a aplicação, não se esqueça de limpar o local com um pano limpo e seco.
O bicarbonato de sódio pode ser usado tanto na limpeza do móvel quanto em sua preservação. Ao ser misturado com vinagre, o bicarbonato compõe uma mistura muito potente para a limpeza do guarda-roupa. Após a limpeza, faça pequenos sachês com bicarbonato de sódio e coloque nos pontos mais úmidos do móvel e dentro de cada gaveta. Faça a substituição de seis em seis meses.
A sílica gel é o conteúdo daqueles sachês que vêm nas caixas de sapato e dentro de bolsas. Aquelas bolinhas servem para absorver a umidade do ambiente e preservar itens como papéis e bijuterias. Excelentes para combater o mofo, as bolinhas de sílica gel podem ser colocadas em potes ou saquinhos dentro do guarda-roupa para evitarem a proliferação do mofo.