A história é sempre a mesma: você abre o guarda-roupa para pegar uma peça ou procurar por algo e, de repente, sente aquele cheiro de mofo ou de coisa guardada por muito tempo. O principal problema nisso? Geralmente, o odor ruim do móvel passa para absolutamente tudo o que está em seu interior e você se vê obrigada a perder horas tentando devolver o “perfume” para cada item.
Mas, será que existe uma maneira de deixar o seu guarda-roupa cheiroso, sem muito esforço? Acredite, a resposta é sim! Se você quer descobrir como fazer isso, é só ficar de olho nas dicas que listamos abaixo!
2. Tenha sempre um sabonete em barra guardado
3. Lave as suas roupas com inteligência
6. Que tal algumas dicas extras?
Você provavelmente já deve ter visto aqueles saquinhos de tecido rústico, repletos de flores secas e ervas, certo? Geralmente encontrados em lojas de decoração ou até mesmo em feiras de artesanato, esses sachês perfumados são fáceis de usar e muito eficientes. Basta escolher o cheiro de sua preferência e colocar nas gavetas, entre as roupas dobradas ou pendurado entre os cabides.
Para que o guarda-roupa fique ainda mais cheiroso, deixe os sachês levemente abertos e opte por aromas mais sutis. Ao abrir as portas e gavetas, todo o ambiente será tomado pelo perfume escolhido.
Essa é uma dica “das antigas” e que não falha. A ideia é simples: escolha um sabonete em barra com um perfume agradável, da sua preferência. Então, abra a embalagem e coloque-o em um porta sabonete (com tampa). Agora, é só escolher um cantinho do guarda-roupa e deixar esse odorizador simples por alguns dias.
Ah, não se esqueça que, apesar de muita gente utilizar essa técnica sem tirar o sabonete da embalagem original, a sua eficiência nunca será a mesma de deixá-lo ao natural.
Roupas mal lavadas também são responsáveis pelo cheiro ruim que exala quando abrimos um guarda-roupa. Inclusive, existem odores tão fortes que, muitas vezes, uma simples lavagem não é o suficiente para devolver o perfume das peças.
Por isso, o ideal é separar o que deve ser lavado mais de uma vez e investir em produtos específicos, que ofereçam limpeza e perfume prolongado, como alvejantes e amaciantes.
Se você está gostando dessas dicas, aproveite para acompanhar nosso blog e ter acesso a mais conteúdos como esse!
A umidade costuma ser responsável por um dos cheiros mais indesejados em um guarda-roupa: o de mofo. Para evitar esse odor desagradável e que pode comprometer suas peças, procure ventilar o móvel ao menos uma vez na semana, deixando portas e gavetas abertas por pelo menos uma hora.
Você também pode apostar nos famosos “evita mofo”, aquelas caixinhas com pequenos grãos brancos que encontramos no supermercado. Um evita mofo, aliás, é comporto de cloreto de cálcio, que é capaz de absorver as micropartículas de água do ar, deixando-as armazenadas em seu próprio recipiente.
Além disso, o produto é barato, fácil de encontrar e costuma ter fragrâncias de frutas e flores.
Veja nosso artigo também de como tirar o mofo do guarda-roupa.
A lavanda é um verdadeiro clássico quando o assunto é perfumar o ambiente. Mas, você sabia que além do aroma agradável, essa flor também é poderosa para neutralizar o cheiro de mofo do guarda-roupa?
Basta encher pequenos sacos de pano com lavanda e espalhá-los pelos cantos do móvel. A troca deve ser feita sempre que o perfume acabar.
Além das cinco dicas acima, existem pequenos truques que podem ajudar a manter o seu guarda-roupa com um cheiro incrível!
Viu como é fácil manter o guarda-roupa sempre cheiroso?