Foi usar aquela peça branca linda, mas ela estava toda manchada? Descubra aqui como tirar a mancha amarela de roupa guardada.
Quando uma roupa fica muito tempo guardada, ela tende a desenvolver algumas manchas amareladas, principalmente se for uma peça branca ou de cor clara. Isso é causado por reações químicas que ocorrem durante aqueles meses ou anos que o tecido permaneceu armazenado e sem uso.
O processo para tirar a mancha amarela de roupa guardada depende do material do qual a peça foi feita. Para descobrir esse material, observe a etiqueta interna da peça. Depois, siga as instruções para cada material.
Se a sua peça for feita de fibras naturais, como algodão ou linho, siga essa dica:
Você vai precisar de um balde de alumínio grande, onde a peça caiba inteira, submersa em água. Coloque a peça dentro do balde e encha com água, e acrescente sal, bicarbonato de sódio e uma fatia de limão. Leve o balde ao fogo, e deixe a peça ferver nessa água por pelo menos meia hora. O fogo deve ser baixo, para não danificar a roupa.
A seda é um tecido muito frágil e delicado, por isso o processo para retirar manchas é um pouco diferente.
A dica é pré lavar a peça, e depois deixá-la de molho por 24 horas em uma mistura de leite e água. A solução deve ser feita com partes iguais de leite integral e água fria. A peça deve ficar inteiramente submersa no líquido por um dia inteiro. Após esse processo, lave novamente a peça para tirar o cheiro do leite.
Para peças de lycra branca ou de cor clara, lave a peça normalmente, mas acrescente 1 colher de bicarbonato de sódio ao enxágue. Depois deixe a peça secar ao sol para potencializar o branqueamento.
Caso você queira evitar que mais peças brancas fiquem com roupas amareladas, confira essas dicas. As principais razões que levam uma roupa branca a ficar amarelada após muito tempo guardada são:
Gostou de nossas dicas? Confere também nosso artigo sobre 5 dicas de como deixar o seu guarda-roupa cheiroso.