A durabilidade do liquidificador significa quanto tempo ele vai funcionar bem, sem te deixar na mão e atendendo todas as suas necessidades de uso.
No entanto, a durabilidade do liquidificador, assim como de outros eletroportáteis, depende de fatores como cuidados diários no manuseio e no uso. Ou seja, vai depender de como você guarda, mas também da limpeza adequada que você fizer, bem como da conservação das peças e dos demais componentes.
Manter o copo do liquidificador, as jarras de espremedor e do multiprocessador em bom estado vai prolongar a vida útil desses itens. Para isso, você precisa adotar alguns hábitos e seguir recomendações.
Confira, nos próximos tópicos, algumas dicas para cuidar adequadamente e aumentar a durabilidade do liquidificador e de seus demais utensílios de cozinha. Vamos lá!
Engana-se quem pensa que uma lavagem comum é o suficiente para fazer a limpeza correta de um copo de liquidificador.
Além de arranhar o material, a parte mais áspera da esponja de lavar louças contribui para desgastar a superfície dos copos e jarras dos eletroportáteis, fazendo com que percam o seu aspecto de novo mais rápido.
Por isso, para limpar a base elétrica do seu liquidificador, utilize um pano macio umedecido com água e algumas gotas de detergente para facilitar a remoção de gorduras e outros resquícios que se acumulam com o uso rotineiro.
Caso seja necessário, dilua uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio para limpezas mais pesadas.
Para garantir que não ficou resquícios nas lâminas e no fundo do liquidificador, prepare uma solução com água morna, bicarbonato e detergente e coloque no copo, feche a tampa e ligue o eletrodoméstico por alguns minutos.
Deixe de molho alguns minutos e em seguida lave com água e a parte macia da esponja. Deixe secar a água escorrer e secar naturalmente e passe um pano macio na parte externa antes de guardar.
Para diminuir as chances de ocorrerem acidentes, quedas e evitar atritos desnecessários, sempre utilize os copos e jarras de liquidificadores, espremedores e multiprocessadores sobre a base fixa.
Não aproveite esses itens como recipientes comuns ou utilize-os para servir bebidas durante as refeições.
Antes de iniciar o uso desse tipo de eletroportáteis, sempre leia o manual de instruções.
Nesse texto há recomendações específicas para o tipo de material do qual é confeccionado o seu liquidificador, pois esse utensílio pode ser encontrado em vidro, plástico, acrílico e até inox.
Cada material requer cuidados específicos. Conhecer bem o seu produto é a melhor maneira de prolongar a sua durabilidade.
Outro ponto importante é ter cautela ao manusear gelo e alimentos congelados (como frutas congeladas, por exemplo) nos liquidificadores e multiprocessadores, pois eles podem danificar, trincar ou quebrar copos e jarras, além de deteriorar mais rapidamente as lâminas.
Prefira colocar o gelo apenas após a preparação de bebidas ou macerar os cubos de gelo em um recipiente à parte.
Para prolongar a vida útil do seu liquidificador e de outros eletroportáteis, prefira substituir peças de forma avulsa caso haja algum dano.
Você pode se surpreender quando procurar por peças avulsas, hoje em dia as peças dos equipamentos, de marcas variadas, já podem ser encontradas com alguma facilidade, seja em loja física ou on-line. Assim, você economiza e continua utilizando o seu eletrodoméstico.
Por fim, vale ressaltar que os modelos coloridos, muito buscados e valorizados em razão de sua popularidade, preço atrativo e uso decorativo, também necessitam dos mesmos cuidados que os copos e jarras transparentes. Siga as recomendações para fazer seu liquidificador durar mais tempo!
Agora que você já conhece algumas dicas para aumentar a durabilidade do seu liquidificador, continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre outros eletroportáteis.