Uma casa mobiliada é uma casa bonita e organizada. E para mobiliar um lar não podem faltar lugares para guardar itens como pratos e copos, toalhas de banho, lençóis, álbuns de fotos e todas as coisas que vamos juntando ao longo dos anos. Mas entre cristaleira, estante ou armário, como escolher o melhor?
Você pode achar que, contanto que dê para guardar suas coisas, tanto faz qual o tipo de móvel.
Só que, na verdade, cada um deles tem suas diferenças e elas afetam a conservação dos objetos, além de mudar a aparência da sua sala, quarto ou cozinha. Por isso, vamos explicar hoje as características da cristaleira, da estante e do armário para você não errar na escolha.
A cristaleira é um móvel clássico que deixa você proteger as suas coisas enquanto ainda exibe para as visitas. É um móvel todo fechado e com uma porta de vidro para ver o que tem dentro sem precisar abrir. Originalmente foi criado para guardar cristais delicados, daí vem o nome do móvel. Mas, hoje em dia, ele pode ser usado em vários cômodos.
A cristaleira é ideal para guardar objetos mais delicados, como vidros, porcelanas e antiguidades. Por ser todo fechado, ele protege bem contra a poeira, sujeira e umidade enquanto ainda deixa os objetos visíveis.
Existe um modelo de cristaleira para cada material. A cristaleira de madeira e rústica pode ser toda de madeira ou ter vidro também nas laterais. Já a cristaleira de vidro nos quatro lados exibe melhor e é moderna e elegante. Tem ainda as mais específicas, como a cristaleira bar que é boa para botar taças e vinhos.
A estante é outro móvel bom para deixar objetos visíveis para decorar a casa. A diferença é que ele não possui porta. Isso tem vantagens e desvantagens. A vantagem é que as coisas ficam mais acessíveis.
Já a desvantagem é que ficam também desprotegidas contra poeira, umidade e acidentes (especialmente para quem tem animais de estimação ou crianças pequenas).
Por isso, a estante é boa para deixar livros, objetos pequenos mais usados, plantas e enfeites simples.
É bom ter cautela com objetos delicados que podem quebrar, estragar ou desbotar. Em relação a materiais, a estante de madeira, fechada nos lados, é um clássico para livros. Já a estante com estrutura de metal e aberta dos lados é moderna e boa para expor decorações.
Por fim, o armário é um coringa para quando quer esconder os objetos. Ele é todo fechado e costuma ser todo de madeira, podendo ser mais rústico ou mais moderno dependendo do formato e tipo de madeira.
O ideal é usar o armário para guardar coisas como caixas, roupas, panelas, lençóis ou até aquela bagunça que sobra de vez em quando. Armários bem fechados e de madeira ajudam a conter a umidade e protegem do sol, perfeito para guardar aquelas recordações e papéis mais importantes.
Entre cristaleira, estante ou armário, tudo vai depender de como quer usar. Para colocar caixas e objetos particulares, o armário é melhor. Para livros e vasos de plantas, a estante é um clássico. Já para itens bonitos e delicados que quer exibir, a cristaleira é perfeita.
Considere também o espaço nas prateleiras para garantir que vai caber o que quer botar lá.
Por fim, até aqui aposto que você entendeu que pode encontrar um modelo feito para as suas necessidades, certo? Então, agora é só checar as ótimas opções de cristaleira, estante ou armário em nossa loja virtual e deixar a sua casa com a sua cara!