Fortalecer hábitos de higiene e limpeza, ou adotar novas formas de higienizar a casa é uma forma de combater a doença. Principalmente porque passamos mais tempo em casa, muitas vezes até cozinhando mais do que o costume. Então, é natural pensar “como fazer a limpeza da cozinha em tempos de pandemia?”.
Pois bem, agora vamos falar sobre os produtos, a regularidade e outras dicas para manter tudo limpo e seguro para a sua família.
No mercado não faltam opções de produtos de limpeza, mas existem alguns que são um coringa na limpeza das diversas superfícies e área da casa.
A água sanitária, por exemplo, é um aliado importante. Ela tem a capacidade de inativar o vírus e tem grande poder de limpar o chão, os móveis e até os panos que você utilizar nas tarefas.
Para a limpeza do chão da cozinha, faça uma diluição de 3 colheres (de sopa) de água sanitária por litro de água, umedeça um pano e esfregue o chão com a ajuda de um rodo.
Lembre-se de que a água sanitária pode causar irritação na pele e manchar alguns tecidos, portanto, manuseie com cuidado e proteja-se.
Para a limpeza de móveis e demais superfícies da sua cozinha, a diluição é menos concentrada, bastam apenas duas colheres de sopa de água sanitária por litro da água para deixar tudo limpo e livre dos vírus e demais agentes causadores de infecções.
Para limpar a louça, use detergente comum, e nos eletrodomésticos os desengordurantes próprios são bem eficientes.
Outra dúvida comum é sobre a frequência com a qual deve ser feita a limpeza da cozinha.
Tudo vai depender do quanto você usa o ambiente e de quantas pessoas vivem com você, mas é fundamental ter regularidade.
Diariamente mantenha os ambientes limpos e livres dos restos e lixos, e periodicamente, semanalmente, por exemplo, faça uma faxina completa. Ao chegar com compras do supermercado, lave tudo o que for para a geladeira e lave as mão após mexer em todas essas compras e sacolas.
O chão deve estar limpo, principalmente se houver crianças ou idosos em casa. Faça a limpeza com água sanitária diluída em água nas áreas onde passam mais pessoas. Nas outras áreas, faça pelo menos uma vez por semana.
As superfícies que são constantemente tocadas, como interruptores de luz, bancadas, gavetas, maçanetas e portas de eletrodomésticos, também devem ser constantemente limpas. Assim, é reduzida a chance de uma contaminação cruzada.
Talvez ao lidar com a rotina de limpeza da cozinha, fique mais claro como os móveis podem facilitar ou atrapalhar a tarefa.
Por exemplo, ter móveis que tenham pés facilita muito a rotina de varrer e passar pano no chão, inclusive embaixo deles. Como armários de cozinha do tipo kit cozinha.
Além disso, escolha comprar móveis leves e que facilitem serem mudados de lugar para fazer a limpeza. Um exemplo são os balcões de cozinha.
Ao pensar em quais móveis escolher para a sua cozinha, nem todos se lembram de pensar se eles são facilitadores das rotinas de limpeza. Em tempos de pandemia, mais do que nunca devemos nos atentar a esse ponto que faz muita diferença.
Escolha os móveis da sua cozinha em nossa loja online, você pode conhecer o móvel em detalhes, ver fotos, encontrar bons fabricantes, para fazer uma compra rápida e segura.