O grill é um tipo eletrodoméstico capaz de preparar alimentos de forma simples, evitando o acúmulo de panelas sujas, além de garantir o preparados deliciosos e saudáveis. Mas você conhece receitas práticas para fazer no grill?
Preparar alimentos no grill significa poder experimentar sabores e resultados diferentes, por exemplo: pão torrado por fora e macio por dentro. Além disso, ele também contribui para o preparo de receitas mais saudáveis, porque geralmente não se usa óleo.
Já que os grelhados podem ser menos gordurosos e você pode cozinhar sem bagunça, fica mais fácil testar o preparo de alimentos diferentes, seja carne, frango, vegetais ou até frutas.
Praticidade e funcionalidade são as palavras que melhor definem esse equipamento de cozinha. Pensando nisso, confira quatro receitas práticas para fazer no grill e inove na alimentação da sua família.
O prato mais comum quando nos referimos ao grill inclui carnes, sejam cortes ou hambúrgueres. É ideal para dias descontraídos, sem a pressa do relógio.
É claro que o preço da carne não facilita a vida, mas você também pode grelhar linguiças ou uma maminha suína, por exemplo, já que são peças com preços mais acessíveis e ótimas para grelhar.
No caso da maminha, faça vários furos em diferentes direções. Depois, coloque em material refratário profundo. Em seguida, tempere com um pouco de vinagre, óleo e alho amassado ou picado, além de sal grosso e pimenta. Adicione uma cerveja e deixe dentro desse tempero, isso é o que chamam “marinar” a carne.
Já no caso da linguiça, não é preciso temperar, apenas cortar e grelhar. Só não grelhe a linguiça recém congelada, pode ficar muito ressecada.
Para a maminha, você pode conseguir melhor resultado se embrulhar com papel alumínio e assar no grill por cerca de 15 minutos, com tampa (se houver), depois cortar em bifes grossos e assar até dourar. Assim você vai conseguir que a carne cozinhe o bastante antes de ser grelhada.
Essa pode ser uma ótima alternativa para dias de chuva, afinal combina com um cafezinho. Quem disse que receitas práticas para fazer no grill não podem incluir o preparo de um pãozinho?
O primeiro passo é ferver uma xícara de leite com uma de óleo e sal a gosto. Em seguida, despeje a mistura sobre o amido ou polvilho azedo e misture com uma colher. Quando esfriar, adicione 3 ovos médios e mexa até incorporar à massa, use as mãos.
Com a massa toda por igual, adicionei o queijo passado no ralador, pode ser um pedaço de 400 gramas. Trabalhe um pouco mais a massa, depois faça bolinhas pequenas para achatar e assar no grill. O pãozinho fica com as marquinhas do grill e assa inteiramente por dentro, porque é pequeno.
Em dias mais quentes, muitas pessoas preferem comidas mais doces e receitas mais leves. Quem disse que não se pode preparar sobremesas na grelha? Fazer bananas caramelizadas, por exemplo, é muito simples.
Corte a fruta em rodelas ou no comprimento, e coloque na grelha. Deixe por alguns minutos e salpique açúcar mascavo por cima. Sirva acompanhadas de algum sorvete ou de fatias de queijo, a mistura doce ou salgada você decide.
Essa receita é ideal em qualquer estação, seja em dias frios ou mais quentes.
Primeiramente, as batatas são cortadas em gomos e temperadas com azeite, depois é só colocá-las no grill até que fiquem bem douradinhas.
Depois, para os filés de peixe, passe um pouco de manteiga, azeite ou óleo, tempere com sal, pimenta do reino e polvilhe levemente com farinha de trigo em ambos os lados, isso vai impedir o filé de despedaçar enquanto assar.
Depois, leve ao grill, deixe dourar, junte as batatas e a receita está pronta! Dica de ouro: tempere as batatas levemente com alho e azeite, ficam com um sabor mais acentuado.
Gostou ou já conhecia essas receitas práticas para fazer no grill? Confira também 6 receitas para fazer na churrasqueira elétrica ou no grill. Depois, acesse nosso site e veja os equipamentos disponíveis para você inovar em suas receitas!