O ventilador é um equipamento útil e prático para muitas situações. Seja para arejar um espaço ou para diminuir o desconforto causado por um clima quente, contar com esse aparelho em casa ajuda a refrescar o ambiente em qualquer ocasião. Mas você já aprendeu a melhor forma de limpar o seu ventilador?
Mas, ao mesmo tempo em que funciona como um aliado no enfrentamento às temperaturas mais altas, uma preocupação constante que costuma surgir em relação a ele diz respeito à sua limpeza.
Por ficar ligado durante muito tempo, o ventilador acumula poeira com muita facilidade.
Dessa forma, se não houver uma limpeza regular e adequada, ele pode apresentar problemas ou até deixar de funcionar em longo prazo por conta disso.
Uma limpeza periódica é capaz de deixar o seu ventilador com cara nova, além de evitar a ocorrência de problemas respiratórios de quem está no seu entorno.
Conheça a seguir algumas dicas de como limpar o seu ventilador da maneira correta e os benefícios dessa prática.
O primeiro passo para a limpeza de um ventilador de mesa comum é desligá-lo da tomada. Fazendo isso, você evita o risco de choques ou de outros acidentes domésticos.
Na sequência, é necessário abrir o ventilador para acessar diretamente as suas hélices. Em alguns modelos pode ser preciso utilizar uma chave de fenda para retirar os parafusos, já em outros basta desencaixar a grade de proteção do aparelho.
Para uma limpeza eficiente do seu ventilador de mesa não são necessários muitos produtos.
Basta contar com:
Se o aparelho estiver muito sujo pode ser recomendável utilizar máscara, luvas e óculos.
Com o ventilador já aberto, passe um pano seco na grade e nas hélices para retirar o excesso de poeira.
Depois, adicione um pouco de sabão neutro em um pano umedecido e passe por toda a região em que foi retirada a sujeira. Você deve secar a mesma área depois com um pano limpo.
Em locais pequenos, onde não é possível limpar com panos, utilize algum produto com haste flexível, como uma escova ou cotonete, que vai ajudar a retirar o pó de áreas mais delicadas do ventilador.
Para finalizar a limpeza, passe um pano úmido na parte externa do ventilador e espere ele secar.
Por fim, remonte as peças do aparelho, colocando de volta a sua grade de proteção e a fechando.
Ligue o ventilador para se certificar de que tudo foi colocado no seu devido lugar e que ele está funcionando normalmente.
Ventiladores sujos e empoeirados são muito prejudiciais à saúde, já que são aparelhos que jogam vento em cima de você.
Logo, quanto mais poeira ele tiver, maiores são as chances de ele ficar cheio de ácaros e bactérias, que tendem a provocar problemas respiratórios em crianças e adultos.
Além do impacto na saúde, um ventilador sujo pode impactar ainda no seu bolso.
Isso acontece porque o acúmulo de poeira no equipamento pode deixar as suas hélices mais lentas, fazendo-o consumir mais energia, gerando mais custo.
Sendo assim, limpar o seu ventilador com regularidade ainda vai te auxiliar a economizar um dinheiro precioso.
Gostou das nossas dicas? Já conhecia outra forma fácil para limpar o seu ventilador? Pois não deixe de conferir outras informações como essa em nosso blog. E se precisa de algum produto, acesse nosso site para comprar online com facilidade e segurança.