Após um dia cansativo de trabalho, ou mesmo de um período de estudos, é bom se esparramar em um sofá confortável. Esse tempo relaxante nos ajuda a descansar e refletir melhor, por isso é importante não apenas ter um estofado confortável, mas limpar o sofá regularmente para garantir durabilidade e manter o ambiente livre de fungos indesejáveis.
A limpeza regular do sofá não só ajuda na higiene da casa, mas melhora o aspecto visual do seu cômodo, afinal antes de tudo o sofá também faz parte da decoração.
Para te ajudar a mantê-lo sempre em boas condições, separamos algumas dicas simples e caseiras de limpeza, mas com indicação por tipo de material de cada sofá. Aproveite para ver se conhece ou já pratica alguma.
Começando pelos que são compostos por tecidos, indicamos o uso de um quarto de vinagre misturado com cerca de um litro de água morna. Ao fazer isto, vá passando a combinação pelo móvel, cuidando para que toda a área seja umedecida pela solução com vinagre.
O objetivo é remover as sujeiras mais comuns e rotineiras do nosso dia a dia, além de retirar algumas manchas, que podem demandar um pouco mais de esforço no local, mas com cuidado para não danificar o tecido.
Se notar que o sofá está mais sujo do que o esperado, faça uso de uma esponja, a fim de auxiliar você no serviço, sempre evitando o uso de escovas e demais equipamentos que possam danificar o tecido.
Para quem tem móveis revestidos em couro ou material sintético, o mais indicado é utilizar água em temperatura ambiente, junto de um detergente neutro, sempre tomando todo o cuidado possível para não molhar muito o pano a ponto de deixar escorrer líquido pelas fissuras do sofá.
Em casos como este, não se deve utilizar escovas e esponjas e, se for possível, faça uso de produtos que ajudem o couro a se manter firme, sem formar aquelas rachaduras indesejadas, que acabam danificando o móvel ao longo do tempo.
O aspirador de pó pode e deve ser utilizado em qualquer tipo de sofá, mas em especial para aqueles que forem alvo das famosas lavagens a seco, sendo eles responsáveis por remover as poeiras e as sujeiras que se acumulam com o passar do tempo.
Ele pode ser passado mais de uma vez durante a semana, a ideia é você avaliar se circula muita poeira no ambiente e prevenir o acúmulo dela no estofado, isso vai facilitar a limpeza.
A mistura do bicarbonato com o amaciante serve para tirar o mau cheiro que eventualmente fica no sofá, seja por ter caído uma bebida ou comida, ou porque o seu animal de estimação passou muito tempo por lá.
Leia também: Truques infalíveis para remover manchas nos tecidos com sucesso.
Uma receita de solução caseira que costuma funcionar é:
Depois, é só umedecer o sofá com um pano molhado na solução, ou borrifar por cima, e deixar agir por mais ou menos 10 minutos. Passe novamente um pano úmido para remover o excesso e a sujeira que já deve sair um pouco, depois passe um pano seco para finalizar.
Se houver mancha, aplique a solução sobre a macha e aguarde. Depois, esfregue levemente com escova macia ou pano limpo e veja o resultado quando estiver seco. Repita se necessário.
Gostou das dicas? Já pratica alguma? Continue voltado ao blog da Maré Mansa para ver outras dicas como essas e acesse nosso site para ver as opções de sofá que temos disponíveis.