Quem cozinha sabe que os temperos são um dos grandes segredos para uma comida saborosa que alimenta não só o corpo, mas também a alma. Além disso, um bom tempero deixa sua marca própria, uma assinatura sua na cozinha. E já que faz tanta diferença, por que não buscar alternativas de tempero caseiro?
É verdade que não faltam opções de produtos prontos no supermercado, mas nem sempre são as mais saudáveis. Por outro lado, você também encontra ingredientes naturais que pode resultar num tempero caseiro bem pessoal, e que vai agilizar seu tempo na cozinha, além de dar um sabor particular a tudo o que você fizer.
Por isso, elaboramos este artigo todinho dedicado aos temperos e suas maravilhas. Aqui você descobrir os benefícios do tempero caseiro e aprender como fazer de forma simples e prática. Veja só.
Pode ser seco ou pastoso, conter ingredientes frescos ou desidratados. De toda forma, fazer seu próprio tempero tem benefícios quanto à segurança alimentar e ao controle da quantidade de sal que você consome.
Mas por que não comprar já pronto? Porque os preparados industrializados são produzidos em enorme quantidade e levam diferentes aditivos químicos para ganhar durabilidade nas etapas do processo: produção, embalo, transporte, armazenagem, tempo de venda.
Fazer com o que o produto dure mais não é ruim, mas o junto isso você consome, quando utiliza o tempero pronto, conservantes, corantes e intensificadores de sabor, ou seja, compostos sem propósito para a sua saúde e da sua família.
Já o tempero caseiro, pode ser feito com o que você tem em casa! Alguns desses ingredientes são:
Quando você prepara o seu próprio tempero caseiro, consegue criar aquele gostinho que só a sua comida tem, e ainda garante um preparo mais saudável da comida.
Não dá trabalho fazer tempero caseiro em casa. E você pode preparar um quantidade maior para usar durante a semana, é só gaurdar refrigerado.
No entanto, o que vai mesmo facilitar o preparo é contar com um miniprocessador de alimentos. São pequenos, práticos e fáceis de usar. Além disso, servem para outras finalidades, como fazer molhos, maionese caseira, fatiar vegetais ou triturar sementes.
O miniprocessador acelera a produção do tempero e viabiliza um volume maior, facilitando o preparo dos alimentos. É um aparelho simples, que não consome muita energia, é fácil de limpar e não ocupa espaço.
Leia também: conheça os melhores sucos para aumentar sua imunidade.
Com estas receitinhas abaixo você vai deixar a sua marca registrada na comida, olha só.
Não precisa comprar nenhum ingrediente sofisticado para fazer em casa um bom tempero. Com o que você tem na geladeira é possível preparar um condimento que vai bem com tudo!
Você vai precisar de:
Preparo:
Corte a cebola em pedaços e leve ao miniprocessador junto com o alho, o azeite e o sal. Para processar com mais facilidade, você pode dividir o alho e a cebola em várias partes e ir acrescentando aos poucos.
Durabilidade: 15 dias na geladeira.
O alecrim dá um sabor muito especial à comida. E por conter esta especiaria, este tempero é ideal para as carnes brancas.
Ingredientes:
Preparo:
Leve todos os ingredientes, exceto o sal e o orégano, ao miniprocessador. Bata até virar um creme. A seguir adicione manualmente o sal e o orégano.
Durabilidade: 15 dias na geladeira.
Gostou? Qual vai ser a sua receita de tempero caseiro? Se estiver precisando de uma ajudinha, entre em nosso site e escolha o miniprocessador para te dar agilidade no preparo dos alimentos, sem pesar no seu bolso.