Em geral, sabemos que a cozinha é um dos cômodos da casa que mais ocupa o nosso tempo, afinal é utilizada diariamente. O congelamento de alimentos é uma alternativa que pode reduzir o tempo na cozinha, mas nem sempre todos entendem ou sabem a melhor forma de fazer.
Quer ter uma rotina na cozinha muito mais prática e simplificada? Entenda como agora.
Antes de tudo, sabemos que o congelamento é um excelente sistema para a conservação de alimentos. Isso ocorre porque o frio retira o calor dos componentes, impedindo que a ação de microrganismos avance. Isso faz com que a comida não se estrague.
A temperatura do congelador deve girar em torno de -18 graus para que o congelamento seja seguro e eficiente. Vamos entender melhor como fazer.
Verifique quatro formas de fazer isso para ganhar praticidade e eficiência na cozinha.
Não deixe a comida exposta para depois congelar. Ou, ao menos, deixe tudo tampado adequadamente até o momento de decidir qual porção do preparo vai ser congelada.
Isso porque o alimento exposto já entra no ciclo de deterioração, mas o melhor é fazer o congelamento dos alimentos em bom estado. Assim você aproveita as propriedades de sabor e os nutrientes quando a comida for descongelada e consumida novamente.
Antes de você colocar os vegetais no congelador, certifique-se de três pontos importantes:
Aproveite os vegetais para preparar refeições simples, leia também: 4 receitas simples para se fazer na panela elétrica.
Depois disso, o próximo passo é escaldá-los em água fervente por poucos minutos e só então deixá-los esfriar para congelar. Tenha cuidado para não deixar muito tempo na água fervente, pois continuam o cozimento após retirados da água.
Atenção também para não guardar alimentos quentes na geladeira! Isso vai aumentar o gasto de energia do eletrodoméstico.
O importante é saber que essa técnica ajuda a eliminar os microrganismos e faz com que as cores e nutrientes dos vegetais permaneçam preservados.
Ao dividir você perceberá que o processo de descongelamento será muito mais rápido, além da possibilidade de aproveitar pequenas porções. Ou seja, você ganha tempo e qualidade no preparo. Afinal, a comida descongelada não pode mais voltar para o freezer.
Existem inúmeras variedades de embalagens para guardar os congelados, porém nem todas suportam altas temperaturas, podem rachar, liberar pigmentos na comida ou mesmo se partirem. Por isso, escolha uma embalagem que:
Dependendo dos alimentos, os sacos de plástico, alumínios e até mesmo vasilhas de vidro com tampa podem ser uma excelente opção para suas demandas.
Quer dar um gostinho especial à comida? Leia: Tempero caseiro, veja os benefícios e como é fácil fazer.
Como vimos, o congelamento de alimentos realmente vale à pena e pode facilitar a rotina. Nada mais prático do que poder contar com pequenas quantidades de comida em pequenos recipientes, assim você prepara refeições rápidas ao longo da semana e não precisa sujar panelas todos os dias.
Achou essas informações úteis? Então, conheça outros artigos do nosso blog. E se estiver precisando de geladeiras ou armários de cozinha para melhorar sua casa, acesse o nosso site e confira as última ofertas. Também divulgamos ofertas semanalmente em nosso perfil @amaremansa.