O recebimento do décimo terceiro é sempre muito bem-vindo para muitos brasileiros, mas é importante ter consciência na hora de usar a verba extra. Só cuidado para não perder oportunidades ou se desequilibrar financeiramente.
Se ainda der tempo, confira algumas dicas para usar o seu 13º salário de forma inteligente e segura.
Para quem possui dívidas pendentes, a melhor forma de usar seu 13º é destinando-o para quitá-las. É o momento ideal para renegociar compromissos financeiros – podendo quitá-las por um valor mais em conta – e reorganizar suas despesas.
Na hora de escolher o que pagar, priorize as dívidas em atraso e com juros maiores, como as do cheque especial e cartões de crédito.
Se possível, antecipe também o pagamento de parcelamentos como empréstimos e financiamento. O adiantamento das parcelas te dará uma boa vantagem financeira ao proporcionar a redução dos juros.
Os últimos e os primeiros meses do ano trazem algumas despesas extras:
Caso você não tenha se preparado para lidar com essas despesas ainda, aproveite seu 13º salário para isso. Use essa renda extra para pagar o máximo de despesas à vista. Assim você consegue descontos maiores e evita novos parcelamentos.
Aproveite o momento em que reviu suas despesas e dê aquela organizada geral na sua vida financeira, inclusive preparando para criar uma pequena reserva para emergências.
Assim você passa um pente fino em suas finanças e pode avaliar com atenção de que forma tem gastado o seu dinheiro, ou seja, avaliar se existem supérfluos que podem ser cortados.
Depois, é só economizar um pouquinho a cada mês e fazer planos. Assim, você verá que ao longo do ano sua vida financeira ficará ainda mais estável e vai conseguir usar seu 13º salário apenas para investir ou realizar sonhos.
Leia também: Como economizar no uso do chuveiro elétrico.
Depois de aliviar o peso dos compromissos financeiros urgentes, saiba que você merece, sim, pensar em si mesmo e relaxar, seja na companhia da família ou de amigos.
Não há nada errado em ter momentos de lazer, apenas reflita bem sobre o que pode te fazer renovar as energias e opte pelo que compromete menos em seu orçamento.
Lembre-se que pequenos atos podem fazer grande diferença, então evite despesas enormes, que depois possam tirar a sua paz.
Analise quanto de dinheiro você tem disponível e pense nas possibilidades: viagem? Mudanças dentro de casa? Aquele eletrodoméstico que você deseja há muito tempo?
Leia também: Dicas para montar uma cozinha simples, prática e elegante.
Reflita e decida pela melhor opção de pagamento, procure descontos e calcule as diferenças. Depois, é só curtir!
Lembre-se de aproveitar as promoções desse período do ano. E não se esqueça de acessar o nosso site para encontrar os melhores produtos, com os melhores preços – tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce.