Quando o assunto é economia doméstica, sabemos que diversos desafios surgem à cabeça. Afinal, contamos com despesas mensais recorrentes e por isso dependemos de equilíbrio para manter a casa.
Entretanto, existem pequenos processos que acabam minando o nosso financeiro, nos afastando cada vez mais de uma vida mais tranquila e com um financeiro mais sustentável.
Quer saber como promover economias em sua casa? Então, confira o nosso post até o final e veja cinco dicas de economia doméstica.
2. Pesquise os preços dos produtos que geralmente compra
3. Tenha atenção às despesas recorrentes no mês
4. Evite comprar “além do necessário”
5. Leve tudo para a ponta do lápis
É normal precisa substituir ou comprar novos móveis, roupas ou outros itens para utilidades domésticas, mas isso deve ser feito levando em conta os compromissos financeiros já assumidos. Só assim é possível avaliar o que cabe no orçamento.
Contudo, o deslize nas compras sem planejamento tende a virar uma bola de neve, sobretudo pelos juros diários definidos para os cartões com faturas atrasadas.
Por esse motivo, antes de tomar qualquer iniciativa para comprar algo novo, busque primeiramente renegociar suas dívidas, e limpar o seu nome. Assim, você pode começar do zero sem nenhum tipo de dívida pendente.
Com a instabilidade na economia e a subida da inflação, o preço de produtos e serviços é afetado. Nesses momentos, é crucial pesquisar os melhores estabelecimentos para realizar compras, seja de alimentos ou de produtos para o lar.
Na Maré Mansa, as ofertas de móveis e eletrodomésticos são semanais, com descontos exclusivos nas lojas físicas (mais montagem e entrega grátis para determinados municípios). O melhor é acessar o site sempre, além de se cadastrar para receber as ofertas por e-mail. Então, você poderá acompanhar a rotatividades dos produtos em promoção.
O mais importante, é que você tome nota das compras mensalmente. E, assim, consiga analisar o que fazer para reduzir alguns custos. Porém, sem tirar os itens importantes para a manutenção básica da casa: comida, limpeza, e higiene pessoal.
Contas de água, luz, telefone, internet e aluguel são as despesas mensais prioritárias. Contudo, pode ser interessante fazer um histórico a respeito do consumo de água e energia, por exemplo.
Aliás, confira nosso artigo sobre Como economizar no uso do chuveiro elétrico.
Por serem custos fixos, mas que apresentam variações — conforme o uso — pode ser importante tentar reduzir o consumo de energia e de água em seu lar.
Na prática, podemos tirar alguns eletrônicos da tomada enquanto não estiverem sendo utilizados e reduzir o tempo no banho. Com isso, essas contas também diminuem e passamos a ter um caixa familiar mais econômico.
Sem dúvidas, aquele tênis ou roupa do shopping deve ter chamado muito a sua atenção, já que iriam combinar perfeitamente com peças de roupas que você já tem.
Entretanto, se estamos caminhando para um objetivo econômico familiar, precisamos abrir mão de alguns prazeres — mesmo que seja de forma momentânea.
Depois que o financeiro estiver mais controlado, as contas em dia e uma organização financeira mais eficiente, é bem provável que você consiga comprar aquela roupa ou tênis em um futuro bem próximo, e o melhor, sem pesar no seu bolso.
Já é mais do que comprovado que quando tendemos a externalizar situações que precisamos resolver, o processo fica muito mais fácil.
Ou seja, já que estamos em um objetivo de reduzir dívidas e aumentar o seu caixa familiar, nada mais eficiente do que anotar qualquer tipo de conta, antes de efetivamente executá-la.
Assim, você saberá o quanto deve gastar a partir de então, e com isso, basear-se em uma forma mais estratégica para realizar suas contas.
Ter uma caderneta separada , ou utilizar um aplicativo de celular específico, unicamente para controle dos gastos financeiros vai fazer toda a diferença no seu controle.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como fazer economia doméstica de forma consciente, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse o site e cadastre-se para receber ofertas por e-mail, basta inserir seu e-mail do final da página.