Sabe quando você deixa uma roupa guardada por muito tempo no armário, por qualquer razão? Existem truques para remover manchas nos tecidos, no entanto o melhor é evitar que elas apareçam, certo?
As manchas surgem em razão da falta de oxigenação do tecido e a proliferação de micro-organismos pelo acúmulo de umidade.
Mas não se preocupe, separamos dicas para evitar manchas em roupas guardadas por muito tempo, e também falamos sobre como remover manchas de peças guardadas. Veja a seguir.
Todo tipo de tecido precisa de oxigenação. Por mais que você tenha deixado a sua roupa secando ao sol, é normal que reste um pequeno acúmulo de água entre a trama.
Essa umidade faz com que os micro-organismos, principalmente fungos e bactérias, encontrem o ambiente perfeito para se reproduzir. Essa é a razão das manchas. Além disso, é comum que com elas você sinta um odor de mofo.
Leia também sobre lavar roupa na pandemia: o que muda?
Assim, de vez em quando pegue as roupas que usa com menos frequência e tire do armário, expondo ao sol. Com isso, grande parte dos contaminantes podem ser desativados e o acúmulo de umidade evapora.
Não é possível falar em manchas sem deixar mencionar a limpeza do armário. Se o seu móvel está perfeitamente higienizado, as chances de as suas roupas serem danificadas são muito menores.
As manchas não são o único problema, nesse caso. Os móveis de madeira podem ter infestação de traças e cupins, que vão para o tecido e destroem a peça. Nesse caso, a limpeza é a única alternativa.
Grande parte dos armários tem dois tipos de compartimentos, as gavetas ou prateleiras, e as araras para pendurar cabides. A maioria das pessoas comete um erro crucial, que é guardar nas gavetas as roupas que usam menos.
Fazendo isso, você está criando uma estufa para o mofo. Compreenda que bactérias amam um ambiente escuro e quentinho, e essa é a definição de uma gaveta.
Aproveite para ler também: 5 ideias incríveis de como organizar blusinhas no guarda-roupa.
Guarde dobrada apenas a roupa que você usa diariamente. Dessa maneira, se houver acúmulo logo é resolvido pela simples oxigenação ao longo do uso. As peças que ficam guardadas têm preferência pelos cabides, de modo que ficam abertas, circulando mais ar entre elas.
Se você possui muitas roupas que ficam um longo tempo sem uso, procure modelos de armários que promovam uma circulação de ar maior. Na nossa página temos móveis exclusivos que podem ajudá-lo. Acesse.
O lado bom desse problema, é que pode ser fácil de resolver se for diagnosticado rapidamente. Caso você se depare com uma roupa manchada, coloque de molho em água e sabão neutro, sem cor e sem cheiro, e deixe sob o sol.
Leia também: Como tirar a mancha amarela de roupa guardada.
O sol é o seu maior aliado na conservação de roupas. Em seguida, esfregue a peça, principalmente na área danificada, e deixe secar muito bem antes de guardar.
Caso não funcione, dilua bicarbonato de sódio na água da segunda lavagem, somente depois de ir ao sol, caso contrário, a situação pode piorar.
Gostou deste conteúdo? Acesse o nosso blog para mais materiais informativos. E não deixe de conferir os móveis e eletrodomésticos disponíveis no site.