O teclado do computador é uma ferramenta útil no dia a dia de muitas pessoas. Mas o que a maioria não se dá conta é que, por estar em contato direto com nossas mãos o tempo todo, esse dispositivo pode acumular sujeiras e microrganismos, como bactérias e vírus.
Por isso, o ideal é que ele seja limpo a cada três meses, o que ajuda, inclusive, a evitar problemas de saúde. Quer saber como limpar o teclado do seu computador de forma prática e correta? Confira!
1. Como fazer uma limpeza superficial do teclado do PC?
2. Como fazer uma limpeza mais profunda do teclado do PC?
3. Como limpar o teclado do notebook?
4. Dicas extras para limpar corretamente o teclado do seu computador
Na maioria das vezes, uma limpeza superficial do teclado do computador já é suficiente. Para isso, primeiramente você deve chacoalhar o dispositivo de cabeça para baixo em cima de uma mesa forrada com jornal. Isso fará com que as sujeiras maiores sejam eliminadas.
Em seguida, use um spray de ar comprimido para limpar por baixo das teclas (você encontra o produto facilmente em lojas de informática). É simples: basta aproximar o spray do cantinho das teclas, o que irá deslocar a sujeira, e sacudir o teclado novamente em cima do jornal.
Por fim, passe um pano levemente úmido sobre o teclado. Você também pode utilizar um cotonete umedecido para limpar resíduos de sujeira e locais mais difíceis, como laterais das teclas e linhas de design.
Se o teclado do seu computador estiver muito sujo, não tem outro jeito senão retirar as teclas na hora da limpeza, sempre com cuidado para não danificar o encaixe das peças. A dica é não arrancar algumas teclas de estabilidade mais sensível, como enter, shift, espaço e tab.
Retire as teclas mais sujas com o auxílio de uma chave de fenda e faça a limpeza com pano e cotonete úmidos. Entretanto, se for necessário tirar todas elas, a dica é fotografar o teclado antes disso para facilitar a recolocação das peças na ordem correta.
O teclado do notebook também deve ser limpo com frequência, já que é igualmente propício ao acúmulo de sujeiras e bactérias. Nesse caso, porém, devem ser tomados alguns cuidados, porque trata-se de um dispositivo mais sensível.
Você não deve, por exemplo, sacudir o notebook para remover as sujeiras maiores, pois isso pode deslocar componentes internos do equipamento, nem retirar as teclas. A dica, novamente, é usar um spray de ar comprimido, um pano umedecido e cotonetes para remover todos os resíduos. Um pincel macio também pode ajudar na tarefa.
Alguns cuidados são importantes para que a limpeza do teclado do seu computador seja feita da maneira correta. O primeiro deles é desconectar o aparelho do PC ou cancelar o pareamento se este for sem fio e, no caso do notebook, certificar-se de que ele esteja totalmente desligado.
Nunca bata o dispositivo na mesa na hora da limpeza, pois isso pode soltar os componentes internos e prejudicar o funcionamento do teclado. Quanto à limpeza externa, a dica é não esfregar o pano com força sobre as teclas e não usar soluções abrasivas, para não desgastar a tinta.
Por último, consulte o manual do fabricante para saber a melhor forma de limpar o teclado do seu computador e procure assistência técnica caso seja necessário abrir o notebook para uma limpeza completa.
Pensando em renovar a mesa do seu computador? Clique aqui e conheça algumas opções incríveis!