Não é nenhuma novidade que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, porém toda essa popularidade também é motivo de problemas: as mais variadas tentativas de ataques por criminosos com intuito de roubar os dados dos usuários do app.
E a diversidade de golpes é tão grande, que partem desde tentativas de clonagem do perfil, até falcatruas relacionadas a pagamentos. E é claro que em todas as tentativas, o principal foco é, de fato, conseguir dinheiro através das ações dos próprios usuários. E muitos deles sequer estão cientes desses perigos e muito menos têm ideia de como denunciar esses crimes.
Infelizmente, essas práticas estão mais comuns do que podemos imaginar e, caso você seja ou tema ser uma das próximas vítimas, fique tranquilo, pois no texto a seguir vamos te auxiliar em como agir em casos de tentativas de golpes pelo WhatsApp.
1. Promessas de resgate de dinheiro em bancos
2. Clonagem de número do WhatsApp
3. Outras armadilhas para se atentar
4. Qual é a melhor maneira de denunciar?
Recentemente, o lançamento do sistema do Banco Central, o qual permite a consulta do saldo em dinheiro esquecido em bancos e outras entidades financeiras foi utilizado para tentativas de golpes, através da utilização de links falsos prometendo consultar o saldo e sacar o valor com adiantamento.
Nesse golpe, o usuário clica no link fornecido e insere os dados, que vão diretamente para os criminosos. Além do mais, ao clicar nesses links, diversos vírus podem invadir instantaneamente o aparelho ou computador pelo qual está sendo acessado.
A dica do próprio Banco Central para evitar esse golpe, é você acessar o site verdadeiro, no qual é possível consultar o valor esquecido, que é o valoresareceber.bcb.gov.br e nenhum, absolutamente nenhum outro site deve ser acessado.
É importante ressaltar que o Banco Central não envia nenhum tipo de link e muito menos entra em contato com ninguém para tratar sobre valores esquecidos. Os procedimentos relacionados a esses valores só podem ser continuados (como inserir dados e outras solicitações) através do site do próprio banco (esse descrito no parágrafo acima).
Clonar a conta de um usuário no WhatsApp também é algo comum e se não aconteceu com você, pode ter acontecido com um amigo ou conhecido seu. Nesses casos, o golpista se passa por uma empresa conhecida do usuário, como varejistas ou lojas populares, com alguma oportunidade imperdível, como promessas de trabalho, promoção especial, ou algo que interesse diretamente à vítima.
Nessas ligações ou troca de mensagens, o criminoso pede para a vítima passar o código de seis dígitos enviado via SMS (mensagem de texto) para o celular dela, de forma disfarçada de boas intenções, como por exemplo criando uma condição para que ela possa participar de alguma promoção. Se o código for passado para o criminoso, a conta do WhatsApp da vítima será habilitada no celular do fraudador e, consequentemente, ele terá acesso a todas as mensagens e contatos. Assim, o golpista se passa pela vítima solicitando dinheiro, via pix ou transferência, alegando que é urgente e vai pagar depois.
Sempre suspeite desse tipo de procedimento. Para evitar esse golpe, é interessante que o usuário utilize a confirmação de duas etapas no WhatsApp, caso alguém solicite esse suspeito tipo de procedimento. Também é recomendável a instalação de um bom antivírus.
Se mesmo assim cair nessa fraude, a vítima deve:
Outros tipos de golpe, como contas falsas, aplicativos espiões e até mesmo roubo de chip também podem ocorrer.
Em casos de contas falsas, o golpista cria uma nova conta no WhatsApp, pegando as mesmas informações da vítima, como nome, foto de perfil e status e informa aos contatos que é um novo número. Nesse caso, é importante sempre consultar a pessoa com as informações que você já possui e perguntar se ela realmente trocou de número.
Fraudes através de aplicativos espiões, como spywares podem ser feitas por hackers ou até mesmo pessoas conhecidas da vítima. Para se proteger, é recomendável nunca baixar ou acessar links que prometem prêmios, seja financeiro ou proposta de ganhar mais seguidores nas redes sociais.
No caso de roubo de chip, o criminoso pode ligar para a operadora e se passar pela vítima, afirmando que o celular foi roubado e solicitam registrar um novo chip. Por isso a importância de nunca fornecer os dados. Nesse caso, a vítima deve contatar imediatamente a operadora e fazer um boletim de ocorrência.
Caso seja vítima de algum desses golpes, informe ao máximo de pessoas possíveis, como amigos, família e colegas de trabalho, para que ninguém interaja ou faça alguma transferência em dinheiro para quem está solicitando.
No caso de clonagem, em alguns casos é possível tentar recuperar a conta, fazendo uma reinstalação do aplicativo no aparelho.
Entre em contato imediatamente com o suporte do WhatsApp (support@whatsapp.com) e forneça o número que você deseja suspender, com o código internacional (+55) antes do número (com o DDD).
Não deixe de fazer um boletim de ocorrência perante uma autoridade policial para a sua maior tranquilidade.
Já conhece o nosso blog? Confira outros artigos importantes e mantenha-se sempre informado. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe através do chat ou pelo número do WhatsApp.