Entre as preocupações modernas está a de ter cuidados para usar o carregador de celular, afinal os smartphones estão com a gente todos os dias e fazem parte da nossa rotina cada vez mais.
São o acesso para as redes sociais, ou a ferramenta para assuntos nos aplicativos de banco, ou ainda para conectar com pessoas por vídeo chamada e reuniões.
Então, justamente pensando na importância do uso desse equipamento no dia a dia, trouxemos orientações para cuidados na hora de usar os carregadores, garantindo uma utilização prática e segura. Veja quais são.
1. Evite cargas extremas, próximas de 100 ou 0
2. Não use o celular enquanto ele carrega
3 Não carregue o celular perto de objetos inflamáveis
4 Tome cuidado com carregadores alternativos
Essa dica pode parecer até um tanto confusa, não é mesmo? E a gente te entende e até concorda com isso. Mas calma lá que vamos explicar.
No geral, as baterias dos smartphones são feitas a partir de lítio, um material que, digamos, não gosta muito de extremos. Sendo assim, para a segurança da bateria e manutenção de boa saúde da mesma, é recomendado que você evite que a sua carga fique zerada ou atinja 100% de capacidade.
O ideal neste sentido é conservar a carga entre 20 a 80%. Sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil, mas se o seu carregador de celular estiver por perto, será fácil driblar.
Aproveite para conhecer também seis erros que encurtam a vida do seu celular.
Pode parecer uma dica de mãe, né? Mas definitivamente não é.
A razão é simples. Quando você carrega o celular, a temperatura dele aumenta. Aí se você utiliza ele em conjunto com o carregamento, ele deverá aquecer o processador para carregar e processar informações, ou seja, dobrando sua capacidade de aquecimento.
Aliás, veja dicas para evitar o superaquecimento do celular.
Com isso, seu celular está sujeito a explodir. É claro que muitos celulares já contam com sensores neste sentido, como o próprio iPhone que sugere esfriamento antes de que você continue a usar o aparelho. Mesmo assim, todo cuidado é pouco quando falamos da nossa saúde, não é mesmo?
Por um motivo similar ao anterior. No geral, o celular é um dispositivo eletrônico que, ao esquentar próximo a um objeto inflamável, pode causar desde um curto-circuito ou pane a até mesmo um incêndio.
A propósito, se acontecer algo neste sentido, saiba que um incêndio causado por eletricidade jamais pode ser apagado com água.
Isso porque a água é uma condutora de eletricidade e, assim, pode piorar as coisas. Por outro lado, você pode diminuir e apagar o incêndio cobrindo-o com terra ou demais ativos que o abafem.
Sabemos que o carregador original dos smartphones pode ter um precinho bem salgado hoje em dia. No entanto, eles são os mais recomendados quando o assunto é não sobrecarregar o seu smartphone e ter mais cuidados para usar o carregador de celular.
Sendo assim, carregadores paralelos é o famoso “barato que pode sair caro”. E quanto mais barato, maiores são as chances de que ele tenha sido fabricado sem seguir padrões obrigatórios de segurança, sendo assim grandes causadores de acidentes.
E aí, quais dessas dicas você já conhecia ou ficou conhecendo agora? Para outras informações como estas, acesse o nosso blog.