O celular virou uma companhia inseparável de grande parte da sociedade. Hoje em dia, existe quem não desgrude do aparelho nem mesmo na hora do banho.
Fale a verdade, você já colocou sua playlist favorita no dispositivo durante o banho, não é mesmo? Esse tem sido um hábito bem comum entre os brasileiros.
Porém, há sérios riscos para sua saúde e seu smartphone ao utilizá-lo nesse ambiente. Saiba mais sobre o tema.
1. Umidade
2. Contaminação
3. Saúde mental
Durante um banho quente ou morno, o vapor se espalha e leva consigo umidade que pode oxidar as peças do celular. Portanto, é um engano pensar que o aparelho só estraga quanto entra em contato direto com a água do chuveiro.
Além disso, a água é um condutor natural de eletricidade. Caso o usuário conecte o dispositivo na tomada enquanto toma banho, há possibilidade de haver um curto circuito, o que provoca sérios prejuízos à sua integridade física.
Outro perigo óbvio, mas que muitas pessoas ignoram, é risco de o celular escorregar e cair no chuveiro ou vaso sanitário. Nem sempre técnicas caseiras como mergulhar o aparelho no arroz resolvem e vai ser preciso gastar dinheiro.
Os maiores danos costumam ocorrer na tela, na bateria, na câmera e na entrada USB. Caso a assistência técnica não consiga solucionar o problema, só resta a alternativa de abrir a carteira e investir na aquisição de celular novo.
Aproveite para conferir também sobre como liberar espaço na memória do seu celular.
Levar o celular ao banheiro é o deixar exposto à contaminação por germes e bactérias. Por mais que o cômodo tenha sido limpo e desinfetado, não é impossível que microrganismos prejudiciais à saúde ainda estejam presentes.
Quando o aparelho é colocado sobre a pia ou outro suporte, ele pode ser infectado. Posteriormente, ao ser necessário atender o celular e levá-lo ao rosto, ele transmite os germes e bactérias ao corpo humano e provoca danos à saúde.
Em relação à saúde é um mau negócio levar o smartphone para o banho. Mesmo ao desinfetar o aparelho com álcool e gel é possível que alguns microrganismos sobrevivam e contaminem o usuário. Assim, o melhor é deixá-lo fora do banheiro.
Não se desprender do celular nem durante o banho pode revelar uma dependência em relação ao aparelho e à tecnologia de modo geral. Há pessoas que não conseguem passar mais de um minuto sem chegar às notificações na tela.
Pesquisas recentes revelam que o vício em celular tem um efeito parecido com o das drogas ao cérebro. Isso mesmo: não conseguir se separar do dispositivo portátil já é considerado uma dependência, portanto, é uma questão de saúde.
A sensação de ficar fora das tendências digitais ou de isolamento gera angústia em grande parte dos usuários que, por isso, checam constantemente o celular.
Que tal tomar um banho do jeito antigo? Deixe o dispositivo longe do banheiro. Ligue o chuveiro e pense em sua música favorita. Agora, basta soltar sua voz.
Se você chegou até aqui neste artigo, já deve ter percebido que não é aconselhável utilizar o celular durante o banho por sérios riscos à sua saúde. Porém, como deixar de lado um costume que já está tão enraizado no dia a dia?
A rotina no mundo moderno tem sido cada vez mais agitada por causa de múltiplos afazeres e pressão por produtividade. Tirar um momento para relaxar a mente e pensar em situações agradáveis pode gerar sensação de bem-estar.
O banho pode ser a hora adequada para isso, com água caindo sobre o corpo, provocando relaxamento, sem pensar em todas as atividades que precisa fazer.
Gostou de saber mais sobre os riscos de levar o seu celular para o banho? Então, que tal fazer uma receita gostosa em vez de ficar com os olhos grudados na telinha do celular?
Confira ofertas de eletroportáteis que vão tornar sua culinária mais prática e divertida. É só acompanhar a divulgação de ofertas no perfil @amaremansa. Ou chamar direto pelo WhatsApp nas lojas.