Os carregadores de celulares são produtos de uso diário e acabam por se desgastar rapidamente. Entre os maiores problemas que encontramos, está o cabo do carregador.
Geralmente, os cabos são os primeiros a darem sinal de falhas e este pode ser um custo extra que não estávamos esperando para aquele período. Apesar de serem considerados de baixo custo, a troca constante de cabos pode afetar consideravelmente o orçamento dos seus donos.
Pensando nisso, separamos duas dicas essenciais que irão ajudar a prolongar a vida útil do seu carregador e evitar que novos contratempos apareçam.
2. Realizar o transporte correto
O primeiro cuidado que devemos ter com os cabos de carregadores é o seu manuseio. Assim, ao retirar o carregador da tomada, não puxe o fio para desconectar. Retire o cabo pelas pontas duras, arrancar o cabo pelo fio pode fazer com que sua estrutura interna seja quebrada.
Outro detalhe importante é evitar que o cabo fique extremamente esticado ou apertado. Ou seja, quando deixamos o celular para carregar em tomadas muito próximas de móveis, camas ou qualquer objeto que possa pressionar o cabo, pode afetar a durabilidade do aparelho.
O mesmo é válido para locais que deixam o cabo muito esticado, o ideal é que o cabo fique solto no tempo que realiza a carga do celular.
Uma alternativa que pode prolongar a vida útil do seu carregador, é utilizar cabos que possuem um reforço em sua estruturação nas pontas. Uma vez que, os principais danos que os cabos sofrem são localizados nas pontas.
No entanto, se o seu carregador não possui essa proteção, uma sugestão é usar as molas de canetas esferográficas ou até mesmo a fita isolante, para proteger as extremidades do seu cabo. As opções não apresentam a melhor estética, mas cumprem o papel de proteção ao seu carregador por mais tempo.
O celular se tornou um acessório, assim como, um instrumento de trabalho e junto dele os carregadores estão presentes, para todos os lugares que nos deslocamos. Por isso, é comum que seu carregador seja constantemente guardado em bolsas, mochilas ou outros locais para que sejam transportados.
Dessa maneira, não jogue os cabos no meio de diferentes objetos em sua mochila. Ao tentar alcançar outro instrumento ou o próprio cabo, este pode ser danificado ao ser puxado ou apertado.
Para realizar o transporte correto, procure enrolar o cabo em sua mão e segurá-lo com um elástico ou arame, de modo que, não vá se soltar facilmente. Mas lembre-se de se certificar que este não está sendo pressionado ao ponto de quebrar internamente.
Assim como, não o largue em qualquer espaço de sua bolsa, procure por um compartimento com espaço suficiente e que não vá atrapalhar os momentos de retirar outros dispositivos da mochila.
Para garantir a segurança do cabo, pode-se optar por mini necessaires, pequenas bolsinhas ou até a caixa do óculos.
Está procurando por carregadores portáteis ou cabos? Acesse o nosso Instagram e confira nossos produtos!