Seja na companhia de amigos ou familiares, fazer um churrasco é sempre um momento de confraternização e descontração. Cada vez mais presente na vida dos brasileiros, os diferentes tipos de carnes são as comidas preferidas dos brasileiros. No entanto, para se fazer um churrasco de qualidade que atenda às expectativas é preciso seguir algumas regras e aplicar determinadas técnicas. Uma delas diz respeito ao modo de temperar as carnes.
Nesse contexto, vale ressaltar que, antes de tudo, é preciso salientar que cada parte e tipo de carne, sendo ela vermelha ou branca, por exemplo, há um modo específico de manuseio e de tempero a ser colocado em prática. Por esta razão, e para que você faça um churrasco perfeito e aproveite cada segundo desses momentos especiais, nós separamos algumas dicas. Confira:
1. Escolher o tipo de tempero e seguir as especificidades
2. Marinar a carne de porco ou frango
6. Churrasco bom pede utensílios de qualidade
Cada tipo de carne tem uma maneira específica de tempero. Por exemplo, a carne bovina pode ser temperada tanto com antecedência, com sal, pimenta e outros temperos, e também com sal grosso no momento em que é colocada na churrasqueira.
Já para assar frango ou carne suína, os temperos variam conforme os gostos, com a mistura de ervas e especiarias, limão e outros temperos. No entanto, elas precisam permanecer por mais tempo no tempero para absorver todos os sabores dos temperos, podendo ser 3 até 12 horas conforme o tamanho da peça.
Nada mais desagradável do que oferecer um churrasco salgado ou sem sal para os convidados, não é? Para que isso não aconteça, é preciso ficar atento à quantidade das especiarias utilizadas. Em média, se utiliza 18 gramas de sal para cada quilo de carne.
Quando a carne estiver próxima à temperatura ambiente, espalhe o sal pela peça e deixe por cerca de seis minutos antes de colocar na churrasqueira. Mas antes de assar, não esqueça de retirar o excesso de sal, pois a carne já terá absorvido a quantidade ideal.
Para além da atenção com o manuseio com os temperos, há outros fatores que contribuem para que seu churrasco seja de primeira. Um deles é ficar sempre atento ao prazo de validade da carne e mantê-la refrigerada. No entanto, quando está próximo ao momento de assá-la, é preciso retirar a peça da geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de colocá-la na churrasqueira. Já quando está congelada, o processo se torna mais longo.
Depois de assada é hora de saborear, mas calma. Uma das técnicas para que a carne não solte os seus líquidos na hora de cortar, é deixa-la descansando por cerca de uns cinco minutos, para que as temperaturas interior e exterior se equilibrem. Desta maneira era ficará ainda mais suculenta e ainda na temperatura ideal para o consumo.
Para aprimorar mais ainda o manuseio das carnes e o sucesso dos churrascos, é necessária a utilização de equipamentos próprios e adequados. Por esta razão, conhecer os tipos certos de facas, espetos e tábuas, por exemplo, é primordial, bem como o acesso aos produtos.
E quando o assunto é produto de qualidade e satisfação do cliente, não podemos deixar de citar a nossa loja Maré Mansa Móveis , que possui 50 anos de mercado. A empresa atua na comercialização de móveis e eletrodomésticos e conta com um ecommerce com uma grande variedade de produtos para atender as necessidades dos clientes.
Visite o nosso Instagram.